O que é o Novo Ensino Médio

A implantação do Novo Ensino Médio está previso na lei 13.415, aprovada em 2017 e tem como objetivo oferecer aos alunos oportunidades diversificadas de aprendizagem que estejam em sinergia com as escolhas dos estudantes para sua vida futura. De uma maneira mais simples de entender, o Novo Ensino Médio é uma junção entre o ensino tradicional, ao qual já estamos acostumados, e os Itinerários Formativos, que são o conjunto de projetos, oficinas, saídas de campo, núcleos de estudo, entre outras situações de aprendizagem, que os estudantes poderão escolher quais fazer durante sua passagem pelo ensino médio. Além disso, o currículo ofertado aos alunos de todo Brasil também terão suas cargas horárias ampliadas, gradativamente.
Lei 13.415

🏆 A Grande Novidade do Novo Ensino Médio: os Itinerários Formativos

Os itinerários formativos são a maior novidade no novo ensino médio. As atividades oferecidas como itinerários formativo serão optativas, escolhidas de acordo com o interesse de cada aluno e da oferta da escola. Os itinerários poderão se aprofundar nas áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) mas também ter um caráter de formação técnica e profissional.


Porque atuamos com o Novo Ensino Médio

Durante os anos de existência do MeViro, tivemos a oportunidade de trabalhar com algumas escolas, professores e alunos do ensino médio que participaram de maneira voluntária ou como beneficiados dos nossos projetos de inclusão. Durante esse tempo, além de impactar a vida dos benecifiados, um dos nossos objetivo era o teste e validação pedagógica das nossas metodologias, para que no futuro, pudéssemos dar escala e aumentar o impacto dos nossos projetos por meio de parcerias com o setor público. Para esse nosso objetivo social, o Novo Ensino Médio chegou no momento certo!

A lei que guia a implantação do Novo Ensino Médio oferece a possibilidade de atuação em parceria entre organizações e escolas, de acordo com a Lei 13.415, com o objetivo de ampliar a oferta de conteúdos relevantes e que façam sentido para os alunos. Com obrigadoriedade da implantação do Novo Ensino Médio em todo território nacional, enxergamos uma oportunidade de estruturar nossas atividades, oficinas e experiências pedagógicas a esse novo projeto de educação brasileiro. E temos orgulho de ser uma das primeiras organizações a oferecer um produto gratuito para auxiliar professores na implantação de seus itinerários formativos em sala de aula: a Base de Itinerários Formativos.

Nossos Projetos para o Novo Ensino Médio

Academia do Futuro
Educação tecnológica e maker como Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio

  • Nº de pessoas impactadas: 300
  • Beneficiários: Alunos e Professores do Ensino Médio
  • Apoio e Patrocínio: Instituto CNP Brasil
  • Local: Brasília/DF

Programando o Futuro
Programação na palma da mão para jovens em situação de vulnerabilidade que não têm computador

  • Nº de pessoas impactadas: 40
  • Beneficiários: Alunos do ensino médio que participam de projetos sociais ou residem em casas de abrigo
  • Apoio e Patrocínio: Instituto CNP Brasil
  • Local: Brasília/DF

Base de Itinerários
Plataforma web gratuita com centenas de eletivas e itinerários formativos

  • Nº de pessoas impactadas: + de 15 mil
  • Beneficiários: Professores de ensino médio de escolas públicas de todo Brasil
  • Apoio e Patrocínio: Instituto CNP Brasil
  • Local: Brasília/DF