Oficinas de Co-criação de Tecnologias Assistivas

🚀 O que é

As Oficinas de Co-criação de Tecnologias Assistidas são atividades mão-na-massa onde juntamos pessoas com deficiência e fazedores (ou makers) para que, juntos, desenvolvam projetos, protótipos e soluções para ajudar no dia-a-dia de pessoas com deficiência. As oficinas podem durar de 3 à 5 dias, passando por todas as fases de desenvolvimento de um projeto, desde a ideação até a solução final, que é entregue às pessoas com deficiência participantes no último dia.

Além dos projetos prontos e entregues, também compartilhamos o passo-a-passo de como construir os projetos desenvolvidos na oficina, de maneira gratuita e aberta na nossa Plataforma de Tecnologias Assistivas, em português e inglês, para que outras pessoas ao redor do mundo também possam replicar e construir essa solução independente de onde estejam.

✊ Motivação

A principal motivação para realização desse projeto é a dificuldade de acesso de pessoas com deficiência a soluções assistivas e adaptadas. No Brasil, soluções e produtos assistivos são extremamente caros ou simplesmente não existem no mercado nacional. Isso é explicado, entre outras razões, pelos altos impostos embutidos nos artigos importados e pela baixa demanda interna que, para as indústrias, inviabiliza a produção de produtos em larga escala.

A cultura maker, e os recursos oferecidos por ela, oferecem uma alternativa viável para a construção de soluções que podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência. Nosso papel é organizar esses recursos, metodologias e pessoas interessadas em ajudar e serem ajudadas, onde, juntos, se tornam protagonistas na construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível.

😊 Beneficiados

Os principais beneficiados das Oficinas de Co-criação são pessoas com deficiência que queiram aprender e construir, junto a outros, soluções de tecnologia assistiva em benefício próprio e de outros. Os fazedores (ou makers) também saem renovados de nossas oficinas, com a certeza que usaram suas habilidades para realmente melhorar a qualidade de vida de uma outra pessoa.

🎯 Principais objetivos

  1. Construção de tecnologias assistivas de maneira colaborativa
  2. Inclusão de pessoas com deficiência durante todo o processo de construção da solução
  3. Capacitação os participantes a respeito dos recursos da cultura maker
  4. Despertar de empresas e pessoas sem deficiência para a causa da inclusão
  5. Compartilhar soluções construídas com pessoas do mundo inteiro, por meio de uma plataforma web bilingue (português e inglês)

🔢 Resultados

  1. Desenvolvimento de mais de 30 soluções para pessoas com diferentes tipos de deficiência
  2. Realização de mais de 20 encontros entre makers e pessoas com deficiência
  3. Compartilhamento de mais de 80 projetos na Plataforma de Tecnologias Assistivas

🤝 Parcerias

Para garantir a implementação e execução do projeto, atuamos em parceria com organizações privadas e com associações que trabalham em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Abaixo, seguem algumas organizações que trabalham ou já trabalharam como parceiros do Instituto MeViro na produção e execução das Oficinas de Co-criação:




🎥 Entenda melhor como funcionam as oficinas

📸 Fotos de algumas oficinas realizadas: