O leme-wifi é um dispositivo que vai na boca de atletas de canoagem com limitações motoras nas pernas e pés para que se controle à distância o leme que dá direção à embarcação. O projeto foi iniciado pelo atleta Fernando Fernandes e, junto com a Red Bull e outros pesquisadores, o Instituto Meviro participou das melhorias do dispositivo de recepção e desenvolvimento do projeto de fabricação digital da prótese oral.
A principal motivação para a participação do Instituto MeViro no projeto foi a possibilidade de impactar outras pessoas com a tecnologia que estávamos ajudando a construir, por meio do compartilhamento de conhecimento base da cultura maker.
O objetivo final do projeto era a participação do atleta Fernando Fernandes em uma das provas mais tradicionais de canoagem no mundo, a Malokai-Oahu, no Havaí. E deu tudo certo! Em 2018 estávamos todos no Havaí para acompanhar a conclusão do projeto e a prova com a primeira participação de uma pessoa com lesão medular em toda sua história.
Pessoas com deficiência praticantes de canoagem, em especial, com dificuldades motoras nos membros inferiores. Para esse projeto em específico com a construção do dispositivo, o principal beneficiado foi o atleta Fernando Fernandes.
O projeto Leme Wifi contou com a parceria de pesquisadores voluntários, da Red Bull e do Instituto Fernando Fernandes.