O projeto Academia do Futuro oferece formação técnica e pedagógica para professores de escolas públicas de ensino médio, com o objetivo de auxiliá-los na implementação e execução, dentro de sala de aula, de Itineráros Formativos com foco no modelo STEAM.
O modelo STEAM prevê a integração de conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho.
O projeto também prevê a criação de um Itinerário Formativo referência em tecnologia, programação e fabricação digital, ofertando conteúdos pedagógicos, planos de aula e avaliação para que possa ser adaptado à realidade dos currículos oficiais dos diferentes estados brasileiros.
Conheça mais sobre o Novo Ensino Médio
Ao longo do ano de 2020 e 2021, por meio de pesquisas aplicadas com professores e educadores de educação básica pública, coletamos dados que apontaram que, para a maioria dos professores, o maior desafio para transição do modelo antigo para o Novo Ensino Médio ainda está na implementação dos itinerários formativos dentro de sala de aula.
Também observamos que, como os principais responsáveis pela execução do novo currículo proposto dentro de sala de aula, professores ainda estão pouco assistidos com relação à formação e capacitação para conseguirem, de fato, implementar, executar e avaliar itinerários formativos que façam sentido para a formação de seus alunos.
Os principais beneficiados diretos da Academia do Futuro são os professores de escolas públicas de ensino médio. Indiretamente, milhares de alunos também serão beneficiados pelos conteúdos ofertados pelos professores que passaram por nossa formação.
Para garantir a implementação e execução do projeto, atuamos em parceria com secretarias de educação estaduais e com a iniciativa privada. Para construção dos conteúdos e formações, contamos com a colaboração de professores de ensino médio das mais diversas áreas. Abaixo, seguem alguns de nossos principais parceiros:
Durante a primeira fase do programa, realizamos uma série de encontros no Espaço Maker do Instituto MeViro, onde foram apresentadas as ferramentas, tecnologias e recursos básicos oferecidos pela cultura maker. As visitas realizadas, introdutórias e mão-na-massa, tinham o objetivo de despertar os jovens para as possibilidades criativas do mundo maker. Dessa forma, foi possível identificar aqueles mais interessados em desenvolver suas habilidades e coletar subsídios para desenvolver uma metodologia de aprendizagem imersiva adequada às necessidades dos 150 jovens que participaram dos encontros.
Um curso mão-na-massa de programação em Python, para ser realizado apenas com um celular, sem a necessidade de um computador, visto que a grande maioria dos jovens participantes não têm um computador por perto, mas todos têm acesso a um celular Android.
O curso é dividido em 12 Módulos que conta com mais de 40 videoaulas, além dos encontros online com professores, mentores e palestrantes inspiradores da área da tecnologia. Cada Módulo traz uma missão, que são exercícios práticos para ajudar os jovens a fixar o conteúdo aprendido e começarem a criar o seu portfólio online de programação. As missões apresentadas irão refletir o conteúdo base abordado nas videoaulas e apostilas de cada semana.
Outra ferramenta muito importante na jornada criativa do jovem participante da Academia do Futuro foi o Guia do Futuro. Inspirado em fanzines, scrapbooks e outros livros para despertar a criatividade, o Guia do Futuro serviu de caderno, diário de bordo e álbum de fotos para os participantes.
Seu propósito é estimular o desenvolvimento de um auto olhar crítico, positivo e propositivo em cada jovem participante no momento em que eles entram em contato e exploram as possibilidades criativas que as tecnologias de fabricação digital trazem.
Cada atividade do Guia oferece ferramentas para que o jovem conecte sua história às suas aspirações futuras.
O Guia do Futuro trabalha os seguintes aspectos socioemocionais:
Após preencher o Guia, o jovem tem em mãos o desenho do seu projeto de vida, um plano que mostra onde ele/ela quer chegar e o que é preciso fazer para construir o amanhã que sonha. No último encontro online, provocamos todos os participantes a compartilharem suas fotos, as reflexões que o processo de fotografar de forma analógica trouxe e como, individualmente, conectar tecnologia e arte trazem novas perspectivas de vida.
Durante as seis semanas da oficina Fazendo Acontecer, os participantes tiveram o primeiro contato com a fabricação digital, aprendendo sobre os seus fundamentos, suas estruturas básicas e - claro - colocando todo esse conhecimento em prática! Desenhamos, produzimos e distribuímos a nossa própria câmera fotográfica "polaroid" e a sua prensa de revelação para que fosse montadas pelos jovens participantes. Na prática, conectamos duas áreas que aparentam ser distintas, mas são bastante complementares: tecnologia e arte.
A fim de ampliar o público-alvo da oficina, fizemos uma parceria com o Jovens de Expressão, a fim de mobilizar jovens interessados em trabalhar com a área cultural. O objetivo do curso é navegar entre a teoria e a prática da fabricação digital e fotografia, despertando para as possibilidades criativas e profissionais e despertando o inventor que há em todos!