Base de Itinerários

🚀 O que é

A Base de Itinerários é uma plataforma para auxiliar e inspirar professores na implantação do Novo Ensino Médio, oferecendo acesso gratuito a centenas de Itinerários Formativos desenvolvidos por organizações públicas e privadas de educação pelo Brasil.

A equipe da Base de Itinerários fez um levantamento abrangente e organizou centenas de Itinerários Formativos desenvolvidos por organizações públicas e privadas de educação em uma plataforma online acessível e gratuita. A proposta inicial foi fazer a gestão do conhecimento online disponível sobre atividades relacionadas aos Itinerários Formativos e compartilhar com os educadores do ensino médio de todo o país.

✊ Motivação

O momento atual da implantação do Novo Ensino Médio exige esforços múltiplos dos diferentes atores da educação brasileira. Um desses esforços está focado na construção do novo currículo escolar e na implantação dos itinerários formativos. Além da adaptação do conteúdo vigente à Base Nacional Comum Curricular, conselhos, secretarias de educação e educadores vivem o desafio de desenvolver e implantar essa grande novidade que são os itinerários formativos e os projetos de vida.

"No papel é muito bonito, mas não faço ideia por onde começar."

Essa foi a frase que mais ouvimos de professores e escolas nas entrevistas, rodas de conversa e questionários aplicados para tentar compreender os problemas que estavam enfrentando durante a primeira fase de implantação do Novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos. Os principais entraves identificados para criação, execução e acompanhamento do Novo Ensino Médio continuam sendo a falta de formação, suporte e recursos financeiros adequados à transformação curricular exigida.

😊 Beneficiados

A Base de Itinerários é uma gratuita para auxiliar e inspirar professores de escolas públicas e privadas na implantação e execução dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio brasileiro.

🎯 Principais objetivos

  1. Auxiliar e inspirar professores na construção de seus próprios Itinerários Formativos<;/li>
  2. Entregar conteúdo pedagógico gratuito para professores de escolas públicas do Brasil;
  3. Contribuir com a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil.

🔢 Resultados e Números

  1. Mais de 14.000 professores cadastrados;
  2. 180.000 acessos únicos e 500.000 visualizações de páginas;
  3. Acessada de mais de 1.400 cidades brasileiras em todos os estados da federação;
  4. Mais de 200 atividades mapeadas e compartilhadas.