Imersão Maker

🚀 O que é

A Imersão Maker é um programa de educação experiencial para que pessoas com deficiência visual do Distrito Federal desenvolvam habilidades no uso de tecnologias de fabricação manual e digital.

O programa oferece com formações e oficinas de eletrônica, impressão 3D e marcenaria. Também contamos com a participação de profesores com deficiência visual e que possam passar uma experiência de aprendizado mais próxima da realidade dos participantes, como o seu Zulmar, um dos poucos carpinteiros cegos do Brasil.

✊ Motivação

As pessoas com deficiência estão entre os grupos vulneráveis da nossa sociedade e continuam sendo deixados para trás no nosso processo de desenvolvimento. Só no Distrito Federal, onde o MeViro tem sede, são mais de 400.00 pessoas que declararam possuir alguma deficiência. No geral, o nível de instrução é um dos elementos que mais diferenciam pessoas com e sem deficiência. Uma exclusão que reverbera no mercado de trabalho, no mercado consumidor, cultural, nos espaços públicos e na produção tecnológica.

Algumas organizações, públicas e privadas, tentam ser inclusivas. Porém, sem de fato incluir pessoas com deficiência no processo de se tornar inclusiva, o resultado pode ser desastroso. São poucos os espaços em que as pessoas com deficiência têm o protagonismo. Para piorar, as dificuldades diárias enfrentadas por elas são inúmeras, o que resulta em uma baixa autoestima. É um ciclo de exclusão e segregação difícil de quebrar. E integrar não basta, é preciso incluir.

😊 Beneficiados

Pessoas com deficiência interessadas em aprender um pouco mais sobre o mundo da marcenaria e eletrônica.

🎯 Principais objetivos

  1. Capacitar PCDs em eletrônica e marcenaria básica
  2. Incluir professores e mentores com deficiência para participar das formações
  3. Entregar projetos de marcenaria e eletrônica construídos pelas próprias pessoas com deficiência
  4. Contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência em processos criativos e de construção

🔢 Resultados e Números

  1. Mais de 10 pessoas com deficiência visual capacitadas em marcenaria e eletrônica básica
  2. Construção de uma nova metodologia de educação ativa para pessoas com deficiência
  3. Entrega de um Festival Maker Online Inclusivo, com tradução em libras, ASL (American Sign Language), audio-descrição e legendas.

🤝 Parcerias

Para garantir a implementação e execução do projeto, atuamos em parceria com organizações privadas e com associações que trabalham em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Abaixo, seguem nosso principais parceiros para execução desse projeto: